Para algumas pessoas, situações simples do dia a dia como, por exemplo, ser apresentado a alguém, encontrar um conhecido, ouvir seu nome pronunciado, participar de uma reunião, fazer uma exposição oral, dentre outras coisas, desencadeiam uma forte sensação de calor na face que é seguida por um vermelhão intenso na mesma

Vários métodos para o tratamento conservador do rubor facial são disponíveis, dentre os quais: medicamentos anticolinérgicos e antidepressivos, psicoterapia, acupuntura, pomadas e cremes faciais. Estes tratamentos têm pouco ou nenhum efeito nos casos graves de rubor facial.

Desde o início do século passado, a relação entre o rubor facial e o sistema nervoso autônomo é conhecida. Foi somente após o desenvolvimento do acesso endoscópico ao sistema nervoso autônomo do tórax pelo Dr. Ehard Kux, na Alemanha, no final da década de 30, que o tratamento cirúrgico do rubor facial passou a ser considerado como opção terapêutica para os casos severos de rubor resistentes aos tratamentos convencionais conservadores. O tratamento cirúrgico interrompe os impulsos nervosos simpáticos para os vasos sanguíneos da face, com sucesso em torno de 90%. Entretanto, por causa da chance de aumentar o suor em outras áreas do corpo, principalmente no tronco e nas pernas, o chamado suor compensatório, muitos portadores de rubor facial ficam relutantes em submeter-se ao tratamento cirúrgico.

Se você considera que seu rubor facial esta causando sérios problemas em sua vida social e profissional, e os tratamentos convencionais não adiantaram, a cirurgia pode ser a solução de seu problema, devendo sempre ser levado em consideração a possibilidade de ocorrência do suor compensatório.

O procedimento cirúrgico é realizado em caráter ambulatorial e dura cerca de trinta minutos. Praticamente todos os pacientes operados por esta técnica estão aptos a retornarem às suas atividades habituais no dia seguinte à cirurgia. O resultado positivo da cirurgia é sentido imediatamente após o procedimento.



Av. Barbacena 1018 , Conj. 906 , Santo Agostinho - Belo Horizonte - MG - Brasil
Cep: 30190 - 131 , Telefone: 0 xx ( 31 ) 3292-2972